sábado, 17 de setembro de 2011

RELAÇÃO REPÓRTER x OPERADOR DE CAMERA

Entrosamento:

É preciso, antes de tudo, uma cumplicidade entre o câmera e o repórter. É o câmera quem avisa ao repórter que já pode começar a entrevista, quando a câmera tiver sido “disparada”.

Plano de apoio:

Para cada entrevista, faça pelo menos uma cena do entrevistado fazendo qualquer coisa (trabalhando em casa, cuidando do cachorro, lavando roupa). Não que você vá precisar dessas imagens, mas se der ao espectador um exemplo do modo de ser (!) do seu entrevistado, tanto melhor. É bom lembrar que a entrevista não deve ser feita no mesmo lugar da ação para que haja uma mudança de cenário, caso contrário haverá um PULO na imagem e você não poderá utilizar a ação na montagem.

Plano de cobertura:

É muito comum vermos em entrevistas, além das imagens das repostas dadas pelo entrevistado, planos tomados do repórter realizando as perguntas ao entrevistado. Essas imagens, geralmente, são feitas após a entrevista, tomadas de outro ponto de vista, onde o repórter repete as perguntas e o entrevistado dá apenas a primeira parte da resposta que já havia dado anteriormente (simula como se estivesse realmente respondendo às perguntas).

Estes planos servem para criar uma dinâmica na montagem da entrevista, possibilitando que tenhamos imagens do repórter que pergunta e imagens do entrevistado respondendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário