1. Tenha toda a produção sob controle:
Iluminação, equipamento de gravação, fitas, cabos, microfones, energia elétrica, alimentação, transporte, autorizações, verifique se tudo está preparado na véspera.
Não deixe nada para última hora, pois sempre vai aparecer alguma coisa que não estava prevista para esse momento, e você não poderá deixar sua equipe esperando para que isso seja resolvido na hora.
Muitas vezes um pequeno detalhe “derruba” uma gravação importante.
2. Planejamento nunca é demais:
Planeje cada tomada de cena, pois quando você for montar o programa cada imagem será importantíssima.
Tenha uma agenda de entrevistas, prevendo onde cada entrevistado ficará, a posição de câmera necessária para cada entrevista, e todas as imagens adicionais que tem que ser produzidas a cada etapa da gravação. Tenha isso escrito, para que você não esqueça de algo que deveria ter sido filmado e tenha que voltar atrás. Nesse caso, provavelmente você não conseguirá mais a imagem que você precisava ter gravado naquele momento específico (o momento passou, e você ficou sem aquela importante imagem, que certamente fará falta na montagem).
3 . Cada tomada é importante:
Quando você for montar e apresentar seu programa cada tomada (ou plano) será importantíssimo. Até porque a narrativa em cinema e vídeo se estabelece nessa mudança entre planos.
4. Grave alternadamente:
Planos gerais, médios e bastante planos detalhes de todas as cenas. Eles serão fundamentais na montagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário