Para cada entrevistado, faça ao menos alguns planos dele fazendo alguma coisa (se possível relacionada ao conteúdo ou tema da entrevista, ou nos seus afazeres cotidianos). Ele pode estar trabalhando no escritório, cuidando da casa, do cachorro. Não que você vá precisar dessas imagens, mas terá opções se quiser apresentar seu entrevistado através da forma como vive, aonde vive, o que faz (além de falar). É bom lembrar que a entrevista não seja feita no mesmo local da ação cotidiana para que não haja um ‘pulo‘ de imagem. Quer dizer, o entrevistado aparece falando e em seguida ele está lavando roupa.
Alguns diretores de documentário não gostam de encenar nada que não esteja diretamente relacionado aos assuntos debatidos pelo entrevistador, outros sequer consideram a possibilidade de gravar algo que não seja o próprio depoimento, a apenas isso.
ALGUMAS REGRAS E TÉCNICAS PARA ENTREVISTAS
1. Convença o entrevistado a não ler as respostas. A espontaneidade gera intimidade.
2. Se não é ao vivo, assegure ao entrevistado que é possível repetir a entrevista, ou parte dela, se ele esquecer o que dizer ou se disser algo errado.
3. Evitar óculos escuros e cigarros. (você pode querer mudar a ordem das perguntas e o cigarro trará problemas de montagem).
4. Faça uma pauta. Redija a 1º pergunta e anote as outras como tópicos.
Ex: Nova máquina de fabricar pneus.
Porque essa nova máquina é necessária?
Reação dos operários.
Vantagens para os motoristas.
5. Tenha atenção as respostas. Ouça. Muitas vezes uma resposta leva ao desdobramento da entrevista.
6. Pense nas respostas prováveis.
7. Evite:
perguntas cujas respostas não interessam ao público:
perguntas “o que você sentiu”?
perguntas muito longas.
perguntas que já incluam a resposta.
8. Para respostas com pergunta inclusa (que não sejam um “sim”ou “não”): inicie as questões com O QUE, QUEM, QUANDO, ONDE, POR QUE, COMO. Ou utilize as expressões “conte” ou “vamos falar sobre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário