segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A IMAGEM (Como funciona)

A comunicação é fruto de um processo de evolução da humanidade através dos tempos. Desde a pré-história até os dias atuais.
A imagem tem um papel importante enquanto linguagem.
É através da imagem que o homem vê o mundo que lhe cerca.
Imagem no Olho
O cristalino funciona como uma lente
Retina– é uma membrana fotossensível do olho, onde a imagem é transformada em impulsos elétricos
Cérebro–decodifica os impulsos elétricos em imagens.
Ver e ouvir são os principais sentidos da comunicação. Nossos sentidos são os interfaces que nos conectam ao mundo em que vivemos, é através deles que experimentamos a realidade.
Pintura e gravura são as primeiras invenções para o registro de imagens.
Com a invenção da fotografia, e posteriormente do cinema, foi possível o registro de imagens que reproduziam fielmente a realidade.
Imagem na Câmera
Lentes
Processador sensível a luz
Sensor digital ou analógico
Fita de vídeo ou negativo de filme
LUZ É COR
Em 1672, o físico Isaac Newton publicou a obra NOVA TEORIA DA LUZ E DA COR, provando ser a luz branca composta por todas as cores do espectro visível. Utilizando um prisma, fez um raio de luz atravessá-lo e observou que do outro lado aparecia uma imagem multicolorida a qual deu o nome de espectro
O que diz a teoria de Newton: toda a luz ao atravessar um meio transparente (ou translúcido) sofre um desvio (ou refração) que depende do meio, mas também do comprimento de onda das cores componentes do raio de luminoso. 

Newton provou assim que a luz branca é composta de um espectro colorido, ou seja, a luz branca é composta de várias cores já que essas cores se separam quando atravessam um meio (vidro, prisma, ou outro material) devido a diferença de suas matizes.
A imagem (na prática)
Para se entender a imagem foto-cinematográfica temos que entender a projeção ótica dessa imagem, que começa na forma pela qual o olho vê um objeto e a imagem desse objeto é formada no cérebro.

A imagem como vemos é fruto de um mecanismo ótico que forma a imagem no olho, e depois essa imagem vai do olho até o cérebro onde a imagem é “visualizada”

A imagem em movimento

Através do fenômeno físico chamado persistência retiniana (de retina), no qual o olho percebe imagens e essas imagens ficam alguns segundos impressas na memória, poder-se-ia criar uma ilusão de movimento exibindo em cadência (ritmo ordenado) uma série sucessiva de imagens, criando assim a ilusão do movimento.
A invenção do cinema é uma exploração dessa capacidade do olhar, e as câmeras de cinema foram criadas seguindo esse modelo técnico (do olho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário